Especialista em Direito Cooperativo, Coordenador da Pós-graduação em Direito Cooperativo da PUC-PR e professor de um dos maiores programas de Compliance voltados ao Cooperativismo, o sócio e co-coordenador da nossa prática em Direito Cooperativo (MH-Coop) acaba de conquistar o título de Doutor em Direito pela PUC-PR.
Em sua tese, intitulada “A Ciberdemocracia Cooperativa como alternativa às assembleias gerais para o exercício da gestão democrática de sociedades cooperativas”, Leonardo defende que as assembleias gerais das cooperativas perderam a sua centralidade na defesa da premissa democrática das sociedades cooperativas com a ascensão das tecnologias da informação e comunicação, razão pela qual propôs um novo método democrático para elas: a Ciberdemocracia Cooperativa, refletindo também sobre como as cooperativas podem organizar o desenvolvimento de um ciberespaço cooperativo.
O trabalho de Leonardo, aprovado com nota máxima, teve suas conclusões e proposições amplamente reconhecidas no âmbito do cooperativismo global. Ele irá apresentar esses conceitos e reflexões em países como Portugal, Escócia, Uruguai e Índia, e seu trabalho será transformado em um livro publicado em inglês. Como um especialista em Direito Cooperativo renomado mundialmente, Leonardo desempenha um papel crucial na área, com foco na sustentabilidade e preservação do patrimônio das cooperativas de crédito. Além disso, Leonardo lidera, com o sócio Fábio Silveira, nosso time atuante em Direito Cooperativo (MH Coop).